Rosangela Silva

Contato: [email protected]

Nematologia

Setor desenvolve trabalhos direcionados de avaliações de manejo de fitonematoides com o uso de rotação, sucessão e produtos químicos e biológicos.

É um trabalho regionalizado e com intensa parceria com produtores rurais, permitindo maior interação com os resultados.

O setor foi criado em 2013 para atender a demanda do campo, onde foi identificado que ¾ dos produtores e consultores observaram que os nematoides eram o maior fator de restrição à produtividade.

A Fundação MT sabe que para reduzir os danos causados pelos nematoides é necessário agregar diversas ferramentas, dentre elas genéticas, químicas e biológicas, aliadas às boas práticas de preservação. E a orientação em todos os níveis da cadeia produtiva é preponderante para o sucesso na implantação das recomendações.

Em apenas três safras o setor apresentou resultados sobre a eficácia do uso de coberturas no manejo, eficácia dos produtos nematicidas químicos e biológicos, e avaliação dos materiais de soja e milho com relação aos principais nematoides.

Na safra 2015/16, foram formados tres grupos de nematologia com os produtores rurais de Sapezal, Serra da Petrovina e Primavera do Leste, em Mato Grosso. O objetivo é discutir de forma direcionada os problemas nematológicos e implantar áreas piloto onde possam ser testadas tecnologias específicas, com avaliação dos próprios produtores e profissionais envolvidos. Na safra 2017/18, novos grupos poderão ser formados em outras regiões, com o mesmo objetivo.

Entomologia

Safra 15/16