David Valendorff

Contato: [email protected]

A Validação de Pesquisa da Fundação MT atua diretamente sobre lavouras comerciais, canalizando conhecimento e experiência para o melhor desempenho custo x benefício a curto, médio e longo prazo. Junto a produtores, desenvolvemos trabalhos de pesquisa em sistema de produção e adubação de forma independente, e divulgamos os resultados a todo o meio agrícola.

A pesquisa é desenvolvida através do cultivo de soja, milho (primeira e segunda safra) e algodão (primeira e segunda safra). Em menor escala são cultivados sorgo, milheto, braquiária, crotalária e capim-sudão na segunda safra.

O produtor rural também pode contar com a prestação de serviço em amostragem de solo e de nematoides; planejamento do sistema de produção, incluindo sistema de rotação de culturas comerciais e de cobertura; monitoramento de pragas e doenças; acompanhamento das culturas e recomendações de manejo; recomendações de preparo e conservação de solo; e orientação técnica em todos os assuntos inerentes ao cultivo agrícola, como regulagem e dimensionamento de equipamentos.

Em parceria com os produtores, são conduzidos experimentos de nível prático/científico, como: semeadura da soja em linhas duplas e cruzadas (arranjo espacial e populações de plantas); competição de híbridos de milho no cultivo de verão; consórcio milho x braquiária; adubação de pastagens; correção de subsuperfície com diferentes doses de gesso agrícola; preparo do perfil de solo em profundidade; aplicação foliar de micronutrientes em soja e milho; e aplicação de nitrogênio na soja e outros.