Boletim de Pesquisa

Boletim de Pesquisa

19º edição do Boletim de Pesquisa de Soja.

A intensidade e a complexidade da agricultura aumentaram também a pressão comercial sobre os produtores e profissionais das áreas técnicas, fazendo da agricultura um grande mercado consumidor de tudo, incluindo produtos e serviços. Este Boletim da Fundação MT tem o objetivo de apresentar ao público posicionamentos quanto ao manejo dos sistemas de produção envolvendo a cultura da soja. Estes posicionamentos são resultados da associação de todos os trabalhos de pesquisa obtidos pela Fundação MT e também de trabalhos feitos e publicados por outras instituições, pesquisadores e professores, com as experiências de campo de todos estes profissionais e também da equipe de validação de pesquisa da Fundação MT. Ou seja, não é apenas um texto ou um boletim de resultados de pesquisa ou um boletim científico. A abordagem deste boletim é um exemplo prático de como “dar vida aos resultados”.

Para a Fundação MT obter resultados de pesquisa imparciais e com qualidade, dando origem a credibilidade, não é suficiente. É necessário que estes resultados gerem posicionamentos aplicados e que resultem em ganhos reais quanto ao aumento de produtividade, da rentabilidade e da estabilidade produtiva dos sistemas de produção, hoje e no futuro, tendo repetibilidade elevada. A obtenção destes objetivos, não está relacionada a quantidade de insumos, máquinas ou sensores e sim ao conhecimento com base científica aplicada de forma correta e integrada às atividades relacionadas ao agronegócio, ou seja, tecnologia. O uso correto destes conhecimentos está diretamente relacionado as pessoas que fazem a agricultura, pois estas definem o que fazer e qualidade do que é feito.

Uma das novidades dessa edição são os novos capítulos sobre fisiologia de produção, sementes: mitos e verdades sobre inoculação, responsabilidade ambiental e integração lavoura-pecuária. Os capítulos sobre solos, doenças, pragas, plantas daninhas, nematoides e tecnologia de aplicação têm atualizações conforme os resultados e experiências mais recentes.

E tudo isto é disponibilizado a toda a sociedade.

Confira os temas abordados no Boletim de Pesquisa 2019/2020

Sementes

Fisiologia da produção

Manejo de Solo

Correção de solo e manejo de adubação

Integração lavoura – pecuária

Doenças

Nematoides

Pragas

Plantas Daninhas

Tecnologia de aplicação

Responsabilidade ambiental

Adquira também a versão digital do Boletim de Pesquisa.