Felipe Araujo

Fitotecnia

Setor foi criado em 2018  e desenvolve trabalhos de avaliação fitotécnica de genótipos de soja, milho e algodão.

Em áreas com fertilidade construída, adubação adequada e um bom sistema de produção o posicionamento correto da genética e de boas práticas de manejo são os fatores que possibilitam maiores incrementos de produtividade a curto prazo seja no cultivo de soja, milho, algodão, feijão, etc. Portanto o sucesso da produção agrícola é dependente dentre outros fatores do conhecimento pleno sobre a adaptabilidade e comportamento das plantas em ambientes distintos.

Visando contribuir com informações técnicas sobre tal assunto em 2018 a Fundação MT criou o setor de fitotecnia, que irá gerar e difundir informações para o aprimoramento dos resultados nos sistemas de produção atuais do cerrado. As pesquisas serão realizadas em vários pontos estratégicos do estado de Mato Grosso, buscando representatividade regional, avaliando além de culturas comerciais tradicionais, novas propostas como pulses e demais culturas emergentes.

O setor de fitotecnia mais que resultados do estudo comportamental das plantas, tem a missão de apresentar ao meio agrícola, de uma forma integrada, soluções que envolvam todas as áreas do conhecimento.