Mecanização e Variabilidade Espacial

Mecanização e Variabilidade Espacial

Mecanização Agrícola

A Mecanização Agrícola é o estudo de avaliação, seleção e dimensionamento do tamanho e quantidade de máquinas que irão à campo, afim de racionalizar os custos de produção das culturas agrícolas. O uso correto das máquinas agrícolas está diretamente ligado ao sucesso na produção agrícola.

Na Fundação MT, as atividades do setor têm como foco a avaliação da qualidade das operações. Sabemos, por exemplo, se a aplicação de fertilizantes está uniforme em função da largura de aplicação, se a semeadura está uniforme, ou se a aplicação de defensivos agrícolas está atingindo a praga ou a doença alvo.

Desenvolvemos a atividade através de parcerias com empresas do setor e com produtores, no ambiente em que os equipamentos são efetivamente empregados, ou seja, em unidades de produção.

Variabilidade Espacial

A variabilidade espacial é um modo de gestão dos sistemas de produção que leva em consideração a  desuniformidade das culturas. Para isso, há a necessidade de identificar a variabilidade espacial, quantificar o seu impacto econômico, realizar levantamento de fatores que estão causando a variabilidade e realizar um manejo para a variabilidade presente.

A Fundação MT desenvolve conhecimento para o uso de informações de sensores aplicadas à agricultura de precisão e de manejo da variabilidade espacial. Dentre eles, a condutividade elétrica aparente de solo, o uso de índices de vegetação, como o NDVI, e o uso de mapas de colheita (soja, milho e algodão).

Munido das informações oriundas dos sensores, análises de solo e conhecimento prévio da área, é possível, e economicamente necessário, delimitar unidades de manejo dentro dos talhões. As unidades de manejo apresentam diferentes aptidões para cultivos, bem como diferentes potenciais de intensificação econômica com culturas anuais. Somado a isso, intervenções na aplicação de insumos (fertilizantes, corretivos, reguladores de crescimento, etc.) em doses variáveis podem ser realizadas.