Áreas Experimentais

Áreas Experimentais

Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) – Sul

O CAD Sul está localizado na BR 163, km 40, a 85 quilômetros de Rondonópolis. A área é destinada à instalação de experimentos em solo considerado de alta fertilidade, envolvendo: estudo do efeito residual da adubação potássica e fosfatada na cultura da soja; estudo da aplicação de gesso agrícola sobre o desenvolvimento radicular e a produtividade das culturas de algodão, soja e milho; estudo da produção de grãos e fibras com rotação de culturas em sistema plantio direto; avaliação da calagem superficial em sistema plantio direto sob rotação de culturas para produção de grãos e fibra; e avaliação de sistemas que possam contribuir para a elevação da produtividade de milho. Além desses, são realizados testes de eficiência agronômica de fertilizantes/bioestimulantes e vários outros estudos, conduzidos anualmente em quase 70 hectares.

CAD Sul

Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) – Médio Norte de MT

O CAD Médio Norte está localizado na BR-163, km 619, no município de Nova Mutum, região Médio Norte de Mato Grosso. Os experimentos na área iniciaram na safra 2013/14 como um novo modelo de trabalho da Fundação MT, onde o objetivo é realizar não somente pesquisa aplicada, mas também possibilitar a interação do público durante o ano, através de visitas, dias de campo, divulgação de resultados e levantamento de demandas diretas.

O CAD Médio Norte tem 54 hectares, ocupados com diversos experimentos no intuito de auxiliar a compreensão de uma agricultura cada dia mais complexa. As linhas de pesquisa envolvem técnicas de plantio, plantas de cobertura, correção do solo, adubação de sistemas de produção, fitotecnia, dinâmica de pragas e doenças e seus manejos efetivos. Os experimentos são feitos nas culturas de soja, milho, algodão e plantas de cobertura.

CAD Médio Norte

Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) – Parecis

O CAD Parecis está localizado em Campo Novo do Parecis, na Rodovia MT 488, na Fazenda Vô Arnoldo e foi fundado na safra 2016/17 através da parceria entre Fundação MT e Aprosoja. A demanda crescente, o déficit de informações sobre o cultivo de soja, milho e plantas de cobertura em solos de textura média e arenosa são os fatores que despertaram o interesse em pesquisas nessas condições, pois essas são as culturas de maior expansão no Estado e as que apresentam maior fragilidade e dificuldades no cultivo.

O CAD Parecis possui 88 hectares de área com textura variando entre 35% e 7% de argila, destinada a realizar pesquisas que auxiliem o produtor rural com áreas com essa condição. Os trabalhos são voltados à compreensão da fitotecnia, uso e conservação do solo, dinâmica de nutrientes, sistemas de produção, correção do solo, pragas e doenças.

CAD Parecis

Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) – Oeste

O CAD Oeste está localizado em Sapezal, na Rodovia MT 235, Km 133, em frente à sede da Fazenda Tucunaré. Nesta região do Estado, além do cultivo de soja e milho, o algodão safrinha tem grande importância econômica, tornando-se muitas vezes a cultura principal em razão do alto valor agregado. Portanto, para esse CAD os esforços são concentrados na realização de projetos voltados à segunda safra, mas que permitem também avaliações da cultura da soja.

O CAD Oeste tem 60 hectares para a realização de trabalhos sobre os sistemas de produção regionais, com manejo da adubação e correção, fertilidade do solo e fitotecnia, buscando assim atender as demandas geradas pelos produtores e equipes técnicas.

CAD Oeste