Fundação MT

ALERTA - Ferrugem-asiática da soja

por Mônica Müller

ALERTA

Foram encontrados sintomas da Ferrugem-asiática da soja em lavouras comerciais no estado de Mato Grosso, região de Campo Verde.

Na safra passada, o primeiro relato havia sido comunicado nesta região por volta de início de fevereiro, ou seja, a doença apareceu mais de um mês antes do que a safra anterior.

Até então, nesta safra as condições climáticas estavam desfavoráveis à ocorrência da doença, devido à falta de umidade nas lavouras. Com a regularidade das chuvas a partir do dia 06 de dezembro e aumento da umidade na área é possível que tenha ocorrido o estabelecimento do patógeno e já é possível detectar seus sintomas.

A equipe da Fundação MT esteve ontem mesmo no local em que foi relatado o primeiro foco, e pode dizer que a área estava ainda com baixa severidade da doença, em torno de 0,3 % e de forma geral apresentava pústulas novas (5 a 7 dias), sendo que poucas delas apresentavam esporulação, indicando infecção recente.

Esta área da primeira detecção é uma área de pivô, semeada 17 de setembro e que teve um bom manejo de doenças, com rotação de culturas e aplicações preventivas, mas que já se encontra no estádio R5.4, fechada e com o baixeiro apresentando microclima favorável às doenças.

Além do primeiro relato, e com o início da colheita da soja em janeiro, os esporos do patógeno tendem a ser mais facilmente disseminados. Portanto, lavouras tardias semeadas a partir de novembro e com cultivares de ciclo tardio correm maior risco de sofrer com a ocorrência da ferrugem-asiática da soja e não devem flexibilizar o manejo de fungicidas.

Estamos monitorando o caso junto aos parceiros da Fundação MT, e também monitorando áreas de outras localidades.

Como identificar a ferrugem?

O que devo fazer?

Serão os temas dos nossos próximos posts. Fique ligado.