Qualidade Operacional em Pauta - Distribuição de fertilizantes a lanço.

A distribuição de fertilizantes a lanço é uma técnica muito praticada no Estado do MT e tem sido cada vez mais utilizada visando melhorar o rendimento operacional no momento de semeadura das culturas. Esta operação é geralmente realizada antecipadamente ao plantio das culturas, em um momento de menor umidade do solo e de baixa atividade nas fazendas, como no caso do pré-plantio da soja. As aplicações de fertilizantes a lanço também são realizadas no decorrer do desenvolvimento das culturas, como no caso das coberturas do milho e algodão, sendo em períodos mais chuvosos. Vale pontuar que alguns cuidados devem ser tomados em função dessa aplicação a lanço, pois para obter um maior rendimento operacional, é natural a busca de faixas de aplicação cada vez mais largas. Desse modo, há necessidade de ajustes finos nos distribuidores de fertilizantes para a determinação da melhor faixa operacional, visando rendimento operacional, sem abrir mão da qualidade.

Outros fatores importantíssimos são a qualidade do produto a ser aplicado, as misturas de produtos, a granulometria e a densidade dos produtos, pois são fatores que afetam diretamente a capacidade de distribuição dos fertilizantes a lanço pelas máquinas.

Na Fundação Mato Grosso, o setor de Mecanização Agrícola interage com os produtores realizando treinamentos de equipes, calibrações e acompanhamentos das operações de distribuição de corretivos e fertilizantes. No gráfico abaixo é demonstrado um perfil de distribuição de um fertilizante onde observa-se a má distribuição ao longo da faixa operacional, concentrando o produto aplicado nos “ombros” da faixa de aplicação e uma dose de produto abaixo da recomendada no centro da passada (Figura 1).

Figura 1. Perfil de distribuição de fertilizantes a lanço com falta de produto aplicado no centro da faixa operacional.

A má distribuição dos fertilizantes pode causar vários problemas de desenvolvimento das culturas, refletindo na produtividade final. Com a realização da aplicação de produtos acima da dose recomendada, geralmente não ocorrem ganhos proporcionais em produtividade, ou seja, não é uma relação direta entre quanto mais se aplica fertilizantes, mais se colhe. Porém, nos locais onde os produtos foram aplicados em menores quantidades, dependendo do nutriente, certamente o desenvolvimento das culturas e a produtividade serão afetados. Essa má distribuição de fertilizantes é responsável pelas faixas de coloração diferentes que ocorrem nas lavouras, conforme a Figura 2.

Figura 2. Faixas operacionais causadas por uma má distribuição de fertilizantes na cultura do milho safrinha. Listras mais escuras representam as faixas com maior quantidade de fertilizante e as listras mais claras são os locais que houve menor entrada de fertilizante.

Os equipamentos de distribuição de fertilizantes a lanço sofreram grandes inovações tecnológicas nos últimos anos. Há grandes máquinas autopropelidas capazes de aplicar com alta qualidade os produtos em largas faixas operacionais e também equipamentos de arrasto com as mesmas qualidades tecnológicas (Figura 3).

Figura 3. Perfil de distribuição de fertilizantes após a calibração da máquina de aplicação a lanço.

A Fundação Mato Grosso terá enorme satisfação em interagir nas propriedades agrícolas, treinando as equipes nas calibrações das máquinas. Nos procure para saber mais.